9 de junho de 2021

Como a tecnologia pode diminuir custos na sua transportadora?

compartilhe

Em tempos normais, cortar custos é uma necessidade. Em momentos de crise, como na pandemia de Covid-19, cortar custos é uma obrigação para que empresas consigam sobreviver. Mesmo com o aumento da demanda nos últimos meses, impulsionado principalmente pelo crescimento do e-commerce, essa realidade atinge também as transportadoras.

Conforme pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral com 130 empresas, o gasto médio com logística é de 12,37% de seus faturamentos. Isso faz com que elas busquem constantemente baixar seus gastos com frete. Do outro lado, a má condição das estradas, furtos, pedágios e o valor do combustível pressionam os custos das transportadoras para cima. Segundo pesquisa da CNT, a baixa qualidade das rodovias brasileiras causa um aumento médio de 26,7% nos custos de manutenção dos veículos para as transportadoras. 

Desta forma, o gestor de uma operação logística precisa estar atento às oportunidades para redução de gastos, mas mantendo a qualidade e a eficiência. O foco é entregar a encomenda no destino, no prazo acordado e sem custos adicionais. Esse processo logístico precisa ser bem planejado e bem executado, sem colocar em risco a integridade da carga.

Tecnologia como aliada

A forte aplicação de tecnologia na logística é o que conhecemos como Logística 4.0. Mas tecnologia e logística sempre andaram juntas, visto que a primeira, por si só, já é a busca por eficiência e otimização de processos. Porém, a Internet das Coisas (IoT), a expansão da cobertura de internet móvel, cloud computing, inteligência artificial e big data estão transformando toda a cadeia de suprimentos.

E essas mudanças estão contribuindo para que os processos se tornem mais eficientes e as empresas consigam reduzir custos.  

Listamos algumas ferramentas que podem trazer eficiência e redução de custos para sua operação. 

Sistema de gerenciamento de transportes (TMS)

O Sistema de Gerenciamento de Transporte ou Transportation Management System oferece controle das operações logísticas, como veículos, documentos fiscais, acompanhamento de cargas, sinistros, ocorrências e custos. A adoção de um sistema integrado vai auxiliar no mapeamento de processos, gargalos e principalmente custos.

Sistemas de rastreamento e monitoramento

O monitoramento de frotas tem como objetivo acompanhar, simultaneamente e em tempo real, o trajeto realizado pelo motorista. Sua principal função é o controle e análise do desempenho de cada entrega. Além disso, também é possível acompanhar o consumo de combustível e a jornada de trabalho dos colaboradores. 

Sistemas de gerenciamento de armazéns (WMS)

O Sistema de Gerenciamento de Armazém ou Warehouse Management System é uma ferramenta essencial para transportadoras, distribuidoras e empresas que, de modo geral, necessitam administrar o recebimento, a armazenagem, a separação e a expedição de mercadorias. A função do WMS é gerenciar os processos de inventário e movimentações internas e externas. Integrado a outras tecnologias como código de barras, QR Codes e RFID, ainda permitirá um rígido controle de identificação, localização e conferência das mercadorias. Assim, os recursos poderão ser melhor empregados, evitando desperdícios de mão de obra, equipamentos e espaços.

Roteirizador

O roteirizador é uma ferramenta que auxilia no planejamento diário das operações de transporte e da distribuição de mercadorias, trazendo eficiência e economia à operação. Como toda rota de entrega tem custos e prazos a serem cumpridos, a utilização de um roteirizador é fundamental. Porém, é importante que as regras estabelecidas pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), principalmente para transportes interestaduais, sejam obedecidas na elaboração de rotas.

Soluções Cargon

Acompanhando a revolução da logística, a CargOn oferece diversos produtos para a transformação da sua operação logística. Entre elas:

Smart Load

Permite a contratação rápida e adequada de milhares de motoristas em todo o Brasil. Ainda permite a negociação diretamente com o embarcador dentro da plataforma. O contratante tem acesso ao histórico, avaliações e ocorrências dos motoristas antes da contratação.

Tracking

Anteriormente, falamos sobre os benefícios do rastreamento de frotas. O Tracking da CargOn permite o monitoramento em tempo real de cada veículo, trazendo informações completas sobre rotas, tempos, ocorrências e velocidades. Além disso, também estima tempos e possíveis atrasos.

Paperless

A burocracia nunca foi aliada da eficiência. Com o Paperless da CargOn, é possível digitalizar documentos de todo o processo de entrega, tais como canhotos, comprovantes, notas fiscais e CTEs. Assim a operação se torna ainda mais rápida e eficiente.

Outro fator que a burocracia também pode atrapalhar é na escolha por uma modalidade de compra. Dentre as opções mais comuns, o consórcio de caminhão é uma alternativa eficaz que garante segurança e economia para investir no crescimento e expansão da área logística do seu negócio. 

Conheça mais sobre nós e nossos produtos e transforme a tecnologia na melhor aliada de suas operações logísticas.

Assessoria e mentoria

Integrações